quinta-feira, 16 de maio de 2019

#TBTdoComentariosTombos: FESUIBOVI

Em 1977 foi criada a FESUIBOVI – Feira de Suínos e Bovinos de Tombos, evento realizado pela Prefeitura Municipal, EMATER-MG e Sindicato Rural. Com objetivo de introduzir a suinocultura comercial e desenvolver meios de comercialização de animais, melhoramento do potencial genético, aumento de produção e produtividade, as realizações desenvolviam um papel fundamental no negócio local. Além do mais, Tombos se destacava na pecuária de leite e corte, atraindo alternativas de renda. 

No início, as feiras aconteciam no pátio da atual Escola Municipal Emílio Soares, posteriormente passando para o pavilhão coberto, onde hoje foi construída a sede da Creche Municipal. Já a partir da 2ª edição, as comemorações do aniversário da cidade foram incorporadas, e tardiamente, com o declínio da suinocultura, passou-se a denominar Exposição Agropecuária de Tombos. 

A FESUIBOVI deixou muitas recordações. Seus tradicionais churrascos de porco no rolete, feirinhas que decoravam a Beira Rio e confraternizações. Um fato marcante aconteceu em 1987, quando o Ex Presidente da República João Figueiredo e familiares visitaram a festividade. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário