Carnaval 2017: Bonecas do Niterói fará homenagem a Luiz Lira e Totinho

O Bonecas do Niterói surgiu de uma forma inusitada em uma tarde de 1975. Dona Leguinha, a pedido de seu filho Vilmar, fez com madeiras, borracha e remendos o primeiro boi pintadinho, que mais tarde daria formas às bonecas e a uma tradição municipal.

Dona Leguinha e membros da família Rosestolato junto às alegorias

É aproximar o carnaval que os Rosestolato entram em festa. A matriarca da família, Leguinha, chefia a produção da enorme quantidade de bonecas, mulinhas e bois pintadinhos. Na casa, os quartos tornam-se estoques, e foi até construído um sobrado para guardar as alegorias. Hoje, a demanda é tanta, que as encomendas são feitas para outras cidades, e o bloco vem crescendo a cada carnaval. Há grande participação popular, as famílias se reúnem, e até a prefeita é adepta do bloco. 

Esta semana tivemos o prazer de visitar a casa e conhecer de perto o segredo de tanto sucesso. Recebido por Leguinha e familiares, eles nos contam que a 42 anos atrás, surgia no bairro o Bonecas do Niterói. A pedido da turma do Vilmar, aproximadamente 15 crianças, fora produzido o primeiro boi pintadinho, que mais tarde daria forma às bonecas. A primeira boneca surgiu com duas horas, e umas das que seguidamente foram produzidas ainda se encontram presentes nos desfiles.

Dona Leguinha em seu quarto de confecções
Neste ano, o bloco foi reformulado, sem perder suas características, pelo carnavalesco e sobrinho de dona Leguinha, Fabrício Rosestolato Meira, e homenageará duas figuras símbolos do carnaval tombense: Luiz Lira e Totinho. Luiz Lira foi o primeiro a confeccionar o boi pintadinho e Totinho o primeiro a desfilar com uma mulinha no carnaval. Max, membro do Bonecas do Niterói, desfilará com a mulinha usada por Totinho. Muita emoção.

Em 2013, dona Leguinha teve uma surpresa especial. Após o desfile foi homenageada no palanque por representantes da Câmara Municipal e o bloco se tornou patrimônio imaterial do município de Tombos. Sidnei Oliveira, até então vereador pelo primeiro mandato, fez a indicação do projeto. Um orgulho para todos e uma grande surpresa.


Neste ano, o bloco sairá da concentração no Restaurante Colonial, no centro da cidade a partir das 21:30H. Será o primeiro bloco a desfilar. A Prefeitura Municipal disponibilizará seguranças para auxiliar, visto a grande participação de crianças. 

Hoje, com 85 anos, dona Leguinha se encontra disposta e animada a continuar produzindo mais e mais. Agradecemos a família pela recepção calorosa do blog Comentários Tombos, e desejamos em nome de toda população que continuem fazendo do nosso carnaval um marco tão importante.



Membros da família em festa para participação no bloco

Nenhum comentário:

Postar um comentário