Aedes Aegypti: Mais de 340 casos em Tombos

PSF Niterói: Setor de Epidemias de Tombos
Já foram notificados 347 casos de endemias relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti em Tombos. Uma grande maioria destes, estão relacionados à Dengue ( por volta de 80 notificações), seguido do Zika vírus, Chikungunya, e casos não confirmados. O diagnóstico da dengue é analisado e expedido em Tombos, tornando mais viável e rápido o acesso. No caso do Zika e da Chikungunya, o material coletado para análise é encaminhado para laboratórios especializados de Juiz de Fora, e levam até 30 dias para serem divulgados. Como o agravamento e o lastro das doenças está sendo grande por toda região, esse número pode aumentar, visto a carga excessiva de análises laboratoriais.

O combate na cidade não para. Os agentes de saúde estão trabalhando com os agentes de endemia, sempre organizando mutirões, e disseminando a importância da prevenção. Também está sendo feito o uso das bombas, que são utilizadas estrategicamente, formando ciclos de bloqueio por bairros. O trabalho dos agentes de endemia é diário. Também é essencial que fique claro: A população tem de fazer sua parte. Não podemos cruzar os braços e esperar que o mosquito se reproduza.

Passeata contra a dengue. Na foto, alunos municipais carregam placas e faixas. (Foto: Maria Rita / Secretaria Municipal de Educação)
Se você suspeita de dengue, vá direto ao hospital ou clínica de saúde mais próxima. Assista abaixo o vídeo da Campanha Nacional de Combate à Dengue:

Nenhum comentário:

Postar um comentário