segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

50 ANOS / E. E. ILKA CAMPOS VARGAS

Foto: Acervo / E.E.Ilka Campos Vargas
Muitas escolas pelo país levam em seu nome, o nome de algumas pessoas que fizeram parte ou que fora de grande importância na educação. Nesta matéria especial referente ao cinquentenário da Escola Estadual de nossa cidade, gostaríamos de destacar Ilka Campos Vargas. Este nome é o que compõe a verdadeira identidade: Escola Estadual Ilka Campos Vargas.

Dona Ilka, como era tratada por todos, foi diretora há tempos. Era dedicada e fiel ao que cumpria. Tinha pulso firme e acreditava no potencial de cada um. Essa mulher foi um dos primórdios de nossa escola. Além do mais, seguia fielmente todas as regras impostas, exigia respeito e assim também o recebia. Em depoimento de vários alunos da época, há confissões da sua sensatez, mas também de sua dedicação.






Desfile Cívico. Foto: Acervo / E.E. Ilka Campos Vargas
A Escola Estadual do município fora fundada em 25 de Outubro de 1965, funcionando onde hoje é a sede da Escola Municipal Emílio Soares. Muitos foram os que passaram ao longo de todo este tempo estudando e circulando pelos corredores, desde professores à alunos. Tombos como um todo possui uma história especial e querida com essa escola, que colaborou na formação de muitos profissionais e pessoas de bem.

Jogos realizados onde hoje é a Quadra Poliesportiva Prof. José Aguiar Resende Linhares / Foto: Acervo E.E.Ilka Campos Vargas
Desde aquela época, são realizadas diversas atividades estudantis, entre elas: quadrilhas, jogos olímpicos, gincanas, desfiles, culturartes, exposições, feiras de ciência e muito mais. A escola possui um rico acervo em fotografias, no qual boa parte está depositado em sua página oficial no facebook.

Foto: Acervo / Escola Estadual Ilka Campos Vargas
Acima observa-se uma fotografia tirada na sede onde hoje funciona a Escola Municipal Emílio Soares. Estão presentes professores que ainda lecionam e outros que já se aposentaram e não mais trabalham, mas que mantém um carinho muito grande pela escola.


Essa é a nova sede da Escola Estadual. Depois da mudança entre os prédios e da reforma para receber o ritmo e eficiência de uma Escola Estadual, eis que assim ficara o prédio. Hoje, ele ainda passa por mudanças e vêm recebendo, depois de muito empenho e luta, uma quadra poliesportiva. Como observado abaixo, a construção da quadra vêm em um ritmo acelerado e em breve estará pronta para uso de todos.


Para comemorar os 50 anos da escola em 2015, fora realizado pelos professores e alunos uma gincana com durabilidade de uma semana. Durante todo esse tempo, houve bastante agito e empenho, principalmente dos alunos que não mediram esforços para realização das tarefas. Em toda a escola, foram divididas duas equipes: Cinquentilka e 50 Impérios. No final, a equipe campeã foi a 50 Impérios, com um maior número de pontos. Além das atividades normais, foram realizadas outras no centro da cidade, envolvendo quadrilha fora de época, carnaval fora de época, entre outros.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário