quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Pedra Dourada tem dois dos melhores cafés da região

O Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas 2015, promovido pela Emater em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais premiou no último dia 22 de outubro, os melhores cafés da região. Três produtores de Pedra Dourada se destacaram na competição. 
Juvenal de Almeida Rodrigues ganhou o primeiro lugar na categoria Terras Baixas, quando o grão é cultivado abaixo de 900 metros. E o produtor Antônio Gabriel da Silva Teixeira, junto ao proprietário Antônio Tonieto, ficou com a segunda colocação na categoria Café Cereja Descascado. 
Juvenal de Almeida Rodrigues ficou surpreso com a premiação, isso porque a competição foi a primeira do produtor. O café produzido por ele recebeu uma nota de 89 pontos. 
Juvenal disse: É um beneficio muito grande, porque nunca ter participado de um concurso desse e ganhar o primeiro lugar e trazer o prêmio para a cidade da gente é motivo de muita alegria. Nesse concurso, além de provar que é um café de boa qualidade ainda tem a pontuação que os provadores dão ao café, eles deram 89% de aprovação para o meu café. Se não fosse a prefeitura ajudar não conseguiria. Nós marcamos o horário com o Vandir, que é o secretário de agricultura, e o trator vai pegar o nosso café no horário, não atrasa, isso é muito importante para manter a qualidade do nosso grão. A gente tem que agradecer muito a Eunice e ao Vandir, que ajudam sempre na hora certa. A gente não precisa nem ir à secretaria, só marcar o dia, e esperar o trator que ele vai.
A competição reuniu produtores de 16 municípios da região que participaram com 536 amostras ao todo. 
Imagem da Internet
A prefeitura Municipal de Pedra Dourada, desde 2013, oferece gratuitamente aos produtores da cidade um trator para ajudar no manejo do café, levando da lavoura até o terreiro. A velocidade com que isso acontece é importante para a qualidade final do produto, o que ajuda ao produtor a conseguir um melhor preço no mercado. 
Para a Administração Municipal o trabalho é fundamental e importante para o desenvolvimento das áreas rurais da cidade. Os produtores procuram a secretaria de agricultura e agendam o recolhimento, no horário e data marcados é feito o trabalho de transporte, proporcionando mais tranquilidade e qualidade de vida aos homens e mulheres do campo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pedra Dourada

Nenhum comentário:

Postar um comentário