Pedra Dourada realiza Conferência de Assistência Social


A Prefeitura de Pedra Dourada realizou na tarde desta sexta-feira (07/08), através da Secretaria Municipal de Assistência Social a V Conferência Municipal de Assistência Social de Pedra Dourada, sob o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”. Durante o encontro foram apresentadas novas diretrizes com intenção de aperfeiçoar e promover o avanço do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para os próximos dez anos. Estiveram presentes representantes da sociedade civil, do Conselho Tutelar, da Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura Esporte Lazer e Turismo, da comunidade evangélica e de usuários, funcionários e professores do Cras municipal.
Foram discutidas possibilidades e alternativas para melhorar e intensificar a abrangência do SUAS em Pedra Dourada. A reunião foi presidida pela secretária de assistência social, Élia Souza Barandi e pela assistente social do município de Caiana, Maria Izabel de Souza. Onde foram apresentadas as propostas a serem adotadas e implantadas em um plano decenal, que será enviado para a regional de Muriaé e, posteriormente, apresentado nas conferências estadual e nacional.
As diretrizes aprovadas pelos presentes na Conferência determinam ações em várias áreas da Assistência Social direcionadas para a cidade de Pedra Dourada. Como explicou Maria Izabel, cada município tem as próprias necessidades e cada uma delas deve ser identificada. A partir daí é possível desenvolver ações e cobrar mais apoio das esferas governamentais responsáveis. Algumas das prioridades são a criação de mecanismos para ampliar a divulgação dos direitos sociais dos municípios, para esclarecer a população sobre acessos aos direitos, bens e serviços; contribuir para a criação de uma rede de oferta de empregos para facilitar o acesso da população e a inserção dos usuários na sociedade; contratação de técnicos para cada proteção social e serviços; divulgação da Lei do SUAS em toda rede de serviço do município; implementar a vigilância socioassistencial no município para a elaboração de planos e diagnósticos a serem apresentados e discutidos nos conselhos locais;capacitação anual de todos os funcionários e trabalhadores do SUAS; aprimorar a legislação do SUAS no município e muitas outras definições que serão apresentadas na regional em Muriaé.Todas as propostas poderão se tornar leis ou melhorias para o SUAS em Pedra Dourada.
Maria Izabel elogiou o empenho da Secretaria na promoção do debate e a participação popular durante a reunião, fundamentais para o sucesso de uma Conferência importante como esta, que tratou vários assuntos que afetam diretamente a melhoria na qualidade de vida da população.
A secretária Municipal de Assistência Social, Élia de Souza agradeceu a todos e frisou que o Governo de Pedra Dourada tem como meta promover e facilitar o diálogo entre a população e as repartições públicas, primordial para o sucesso das ações desenvolvidas na cidade. Ela agradeceu a presença da Assistente Social e garantiu que todas as diretrizes definidas durante a Conferência, se aprovadas pelas esferas regional, estadual e federal trarão inúmeros benefícios para os douradenses.
Ao final, foi servido um cofee-breack oferecido pelo Cras de Pedra Dourada.













Fonte: Prefeitura de Pedra Dourada

Nenhum comentário:

Postar um comentário