Secretaria de Saúde promove palestra sobre Vigilância Sanitária em Pedra Dourada



Juliano Estanislau Lacerda, Autoridade Sanitária da Regional de Saúde, com sede em Manhumirim, proferiu duas palestras em Pedra Dourada na tarde desta quarta-feira (08/07) no Clube Municipal. A primeira parte da apresentação foi direcionada às crianças do ensino médio municipal, que compareceram e receberam as orientações do profissional sobre preservação da água e cuidados ao comprar e ingerir alimentos, além de incentivar aos jovens a serem fiscais dos estabelecimentos e trabalhar em conjunto com a unidade municipal da Vigilância Sanitária. Num segundo momento, Juliano, falou aos comerciantes da cidade. Quando mostrou a importância de manter os estabelecimentos livres de bactérias e germes, com produtos frescos, de boa procedência, além de fazer a manutenção e limpeza dos equipamentos regularmente. A palestra foi organizada e promovida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e a unidade municipal de Vigilância Sanitária de Pedra Dourada.

Durante a palestra, Juliano Estanislau Lacerda, deixou muito claro a importância de prestar bastante atenção às condições dos locais onde são armazenados e processados os alimentos que compramos e consumimos no dia a dia.

Outro ponto importante das palestras foi a ênfase nos problemas causados pela falta de higiene na produção dos alimentos e na estocagem deles. Juliano utilizou slides com fotos de apreensões e vistorias feitas em estabelecimentos comerciais do Brasil, que mostraram uma realidade assustadora quanto ao que comemos e bebemos. Até remédios falsificados sendo estocados e produzidos sem qualquer controle de qualidade e higiene foi apresentado para que todos possam prestar atenção na importância do trabalho da Vigilância Sanitária em manter longe da população estes produtos que colocam em risco a saúde pública.

Aos empresários foram repassadas dicas de prevenção e cuidados que devem ser tomados para manter o estabelecimento sempre limpo, atrativo e servindo produtos de qualidade. O que protege a população de males relacionados à intoxicações e doenças, assim como resguarda o empresário de multas e punições.

O saldo positivo da palestra e participação de todos mostrou a importância de eventos educativos e a promoção de palestras para agregar conhecimento à população de Pedra Dourada.



Fonte: Prefeitura Municipal de Pedra Dourada

Nenhum comentário:

Postar um comentário