Faltam lixeiras em Tombos


A limpeza pública de nosso município é feita diariamente, sendo de segunda-feira a sexta-feira, iniciando pela manhã. O lixo é recolhido todos os dias, inclusive também aos sábados e domingos. Nos distritos também são feitas coletas diárias. 

A destinação final de todo esse lixo, é através do aterro controlado, na forma da legislação vigente, para o qual são encaminhados. Segundo a Prefeitura Municipal, está sendo elaborado um projeto para a destinação do lixo, que vise ainda mais a preservação do meio ambiente e fauna/flora local.

O caminhão que atende a demanda da coleta percorre por todas as ruas da cidade, e na parte da tarde faz recolhimento em alguns trechos menos complexos. Também existem coletas seletivas de papelão e de entulho, todas as quintas. Por parte da Secretaria de Agricultura são realizadas as demandas de retirada de capim e semelhantes.


No entanto, segundo várias informações e através das fotos que acompanham a matéria, o local de depósito dos lixos por parte da população não acompanham a demanda estabelecida pelos órgãos responsáveis.

A um tempo atrás, resolvemos fazer uma postagem em uma de nossas redes sociais, entrando em contato direto com a população pedindo informações sobre a disponibilidade de lixeiras em suas ruas/avenidas/bairros no qual residem. As respostas foram várias, e todas chegaram a mesma conclusão. FALTAM LIXEIRAS EM TOMBOS.

Fotografamos alguns pontos pela cidade no qual estão necessitando urgentemente de uma revitalização. Por exemplo: As lixeiras disponíveis na popular "Praça do Hospital" estão furadas, e o pior, quando chove se transforma em problema, espalhando lixo e chorume. Também buscamos por várias ruas, e por incrível que pareça, NÃO EXISTEM LIXEIRAS NO CENTRO DA CIDADE. Segundo informações da população, algumas pessoas precisam de levar seus lixos e depositá-los em outros bairros, visto a falta de lixeira em sua rua. 

Esses fatos, apesar de parecerem pequenos, podem se transformar em grandes problemas. Sem lixeiras há influência à população descartar seu lixo de forma irregular, depositando-os em calçadas que inviabilizam o trânsito, jogando-os no rio (como é frequentemente observado) e poluindo-os, sujando as ruas da cidade, servindo de alimento aos cachorros que acabam espalhando todo o lixo, e atrapalhando o trabalho do lixeiro. Além do mais, lixo exposto atrai pragas urbanas, como é o caso de ratos e baratas.

Neste ato, gostaríamos então de alertar a todos os órgãos responsáveis referente a esse problema, e também aos nossos vereadores. No mais, esperamos que seja tudo resolvido, e que possamos desfrutar de uma cidade limpa e consciente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário