EMATER APRESENTA A CÂMARA DE VEREADORES AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS EM 2014


No ultimo dia 10 de março a equipe de trabalho da EMATER-MG em Tombos compareceu a reunião ordinária da Câmara Municipal de Vereadores para apresentação do RAA - Relatório Anual de Atividades, relativo as ações desenvolvidas e resultados alcançados no ano 2014. Estiveram presentes a reunião o presidente da casa, Michel Lazzaroni Moraes, 1º secretário, José Fernando Bastos, 2ª secretária, Luciene Teixeira de Moraes e demais vereadores, Romário da Paixão Januário, Everaldo Bianquini Fortini, Dulcineia Soares Bento e Onofre Camilo Perusso. Na oportunidade, o extensionista da EMATER em Tombos, Emerson Silva, apresentou a situação atual da produção agrícola/pecuária da cidade, enfatizando as extremas dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais em virtude dos longos períodos de estiagem que ora vivenciamos. Foram debatidos temas relevantes como o programa de análise de solo, calagem e adubação, que propiciou a interpretação de 184 amostras de solos das mais diferentes culturas e possibilitou a compra em conjunto de 440 toneladas de calcário, ajudando o município a receber mais recursos via ICMS solidário. Na cafeicultura foram realizadas ações como realização de Dia de Campo com práticas para construção de barraginhas, objetivando o aumento da infiltração de água no solo, além do Encontro Intermunicipal de Cafeicultores, realizado em parceria com o município de Pedra Dourada e o Concurso Regional de Qualidade em Café com a classificação de 3 amostras da cidade entre as 20 melhores da região de Muriaé. Na área da bovinocultura mista (leite e carne) houve avanços no aumento da produtividade e melhoria das condições de manejo dos rebanhos através da elaboração de projetos para aquisição de novas matrizes (vacas leiteiras) e melhoria das instalações de infra estrutura nas pequenas propriedades. O PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar foi mais uma vez implementado com a liberação de R$ 120.833,50, beneficiando 45 agricultores(as) através de suas formas organizativas, sendo a EMATER responsável pela emissão de DAPs (Cartas de Aptidão) e assistência técnicas aos participantes do programa. O Meio Ambiente recebeu atenção especial através da orientação técnica a 196 agricultores em práticas de conservação de solo e água, proteção de nascentes, captação de águas de chuva, além da planilha ISA que é um importante instrumento de trabalho na construção de um planejamento produtivo, social e econômico mais equilibrado e ecologicamente sustentável. O crédito rural foi o grande destaque, onde através de projetos elaborados pela EMATER foi possível alocar quase 4 milhões de reais em recursos para diversas finalidades conforme monstra o quadro abaixo:

VERBA
VALOR LIBERADO R$
PRONAF CUSTEIO + INVESTIMENTO
2.914.101,90
PRONAMP
  588.818,40
MCR E OUTROS
  121.762,50
TOTAL
3.624.682,80

Presente em Tombos desde 1.962, a EMATER tem como missão promover o desenvolvimento sustentável por meio da assistência técnica, assegurando a melhoria da qualidade de vida dos agricultores(as), tendo como negócio a implementação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento global com foco na agricultura familiar e valorização das pessoas.
No ano 2014 a soma total de atendimentos ficou em 503 agricultores(as) familiares, 23 jovens rurais, 10 pessoas do meio urbano e 35 estudantes, além de 04 associações de agricultores(as), 02 cooperativas de crédito e 02 grupos de gestão coletiva. Estiveram presentes também a reunião alguns vereadores do município de Eugenópolis e outras pessoas de nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário