Se você não agir, a água vai acabar

Antigamente pensávamos que a ideia de que a água um dia poderia acabar estava distante de nossa realidade. Hoje em dia, não temos tanta certeza assim. A seca excessiva, o calor, o desmatamento e o desperdício vem causando um impacto muito grande neste ciclo e afetando diretamente o ser humano.


Desmatamento da Floresta Amazônica
Nós, munícipes tombenses, somos a prova de que a água vem se escasseando cada vez mais. Racionamentos constantes vem sendo aplicados e também muita campanha contra o desperdício vem sendo desenvolvido. Até a energia elétrica por parte vem sendo afetada. Devido a pouca água para a movimentação de turbinas nas hidrelétricas, a geração de energia não supre tantos eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo e constantemente vem causando quedas. Mesmo diante de todas essas realidades, boa parte da população não segue as regras e desperdiçam. Lavagem de calçadas e ruas diariamente, lavagem de carros, banhos constantes, enchimento de piscinas são algumas das teses que vem causando mais desperdícios. 

Não podemos deixar que essa realidade momentânea se transforme em rotina como vem sendo em vários países pelo mundo. Alguns, como o caso da união do Tigres Asiáticos, são aplicados muito dinheiro em usinas que transformem a água do mar em água potável, principalmente para irrigação de plantações no deserto. Essas usinas são extremamente caras, e vem sendo utilizada em muitos países que já sofrem com a crise da água.

Áreas do Aquífero Guarani
O Brasil, é um país privilegiado. Possuímos muitos rios, boa parte da maior reserva de água doce do mundo (Aquífero Guarani) e também a Floresta Amazônica, que por conter um processo de precipitação constante, distribui chuvas por boa parte do país. Mas mesmo assim, esse processo vem sendo destruído, pelo desmatamento da floresta para pecuária. Reparem na tira:


Portanto, gostaríamos de estar sempre alertando a todos, que por mais que possuímos, ainda falta. Vamos cuidar destes bens tão preciosos. Não podemos deixar que isso tudo tome fim.

"Quando o último peixe morrer, a última árvore for derrubada, e o último rio for poluído...
O homem vai entender, que dinheiro não se come."

Aproveitando a oportunidade, compartilhamos com vocês o site do Greenpeace, que luta por várias causas ambientais no Brasil e no mundo, principalmente contra o fim da exploração da Floresta Amazônica. Lá, vocês encontrarão várias campanhas que, assinando você estará contribuindo para esse projeto, vamos colaborar. Nós já assinamos, assine também clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário