Aula 07: conceito de MOL e a medida do pH no ENEM (parte 2)

Conforme mostrado na aula anterior, o estudante pode sim produzir uma solução com pH específico. Por exemplo, para produzir uma solução de Ácido Clorídrico com pH 1 basta  acrescentar  a 3,65g desse ácido quantidade de água até chegar a um litro (ou fazer a mistura em quantidades menores, mantendo essa proporção). Afinal, 1 mol de HCl equivale a 36,5g desse ácido. Quando tivermos 0,1 Mol de HCl em um litro de solução (água + ácido), teremos a concentração de 0,1 mol/l. Matematicamente 0,1 é 10-1 . Usando o raciocínio do Log (mencionado na aula anterior), ficamos apenas com o expoente sem o sinal: 1. Resultado: uma solução de HCl de concentração 0,1 mol/l tem pH igual à 1. Tente seguir o raciocínio da tabela abaixo (válida para HCl).


Para trabalharmos com um conteúdo visível aos nossos olhos são utilizadas substâncias que colorem as soluções e com isso nos “indica” o pH aproximado delas. Os chamados “indicadores de pH” podem ser adicionados à uma mistura e a coloração obtida será comparada a uma lista de valores de pH. Existem diversos indicadores de pH, sendo alguns mais comumente usados. Em geral, cada indicador atua numa faixa específica de pH. Por exemplo, a Fenolftaleína é indicador usado para mostrar que quando a solução (com esse indicador) estiver incolor, o pH é inferior a 8,0. Quanto mais o pH for superior a 8,0 a solução começa a colorir-se de rosa mais forte e mais forte até ficar vermelho intenso.
Com isso podemos verificar visualmente o pH de uma solução acrescentando à ela um indicador. Por hora, vamos nos concentrar no que foi dito acima. Complemente o raciocínio com as ilustrações abaixo. Cada indicador muda de coloração num dado pH. Utilizamos o indicador adequado para cada pH. O repolho roxo e a couve roxa possuem substâncias naturais que mudam de coloração conforme o pH do meio (podendo ser usados em experiências caseiras e escolares).






  Refrigerante     Limão/Vinagre  Laranja  Leite   água          creme dental  sabão  Detergente

LEIA A AULA ANTERIOR CLICANDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário