O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos é uma
política pública do Governo Federal, através do Ministério do
Desenvolvimento Social e Combate à Fome, voltado para a agricultura
familiar na etapa final do processo produtivo, considerada
comercialização. Tombos foi um dos poucos municípios de Minas
Gerais contemplados com o programa através da liberação de R$
107.380,35 a serem gastos com a compra direta dos produtos, sendo
disponibilizado o valor individual de R$ 5.500,00 por
família. Toda a coordenação do programa, ou seja, a gestão, é
feita pela Secretaria Municipal de Agricultura, através do
cadastramento dos agricultores participantes e entidades a serem
beneficiadas, além dos procedimentos relativos às metas de execução
e distribuição. Cabe a EMATER-MG, parceira do projeto, prestar
Assistência Técnica aos agricultores e suas formar organizativas,
orientando sobre a programação da produção e qualidade dos
produtos, a fim de atender a demanda existente que foi fornecida
pelas entidades através de reunião prévia. No total serão 16
entidades do município a serem atendidas, incluindo escolas,
hospital, lar dos idosos e outras afins. Espera-se no final do
processo criar alternativas de rendas aos agricultores, visando
melhorar a qualidade de vida das famílias envolvidas além de
auxiliar as entidades no oferecimento de parte de uma alimentação
gratuita, mais balanceada e saudável.
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