PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA CONAB (PAA) JÁ É UMA REALIDADE PARA OS AGRICULTORES DE TOMBOS

O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos é uma política pública do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, voltado para a agricultura familiar na etapa final do processo produtivo, considerada comercialização. Tombos foi um dos poucos municípios de Minas Gerais contemplados com o programa através da liberação de R$ 107.380,35 a serem gastos com a compra direta dos produtos, sendo disponibilizado o valor individual de R$ 5.500,00 por família. Toda a coordenação do programa, ou seja, a gestão, é feita pela Secretaria Municipal de Agricultura, através do cadastramento dos agricultores participantes e entidades a serem beneficiadas, além dos procedimentos relativos às metas de execução e distribuição. Cabe a EMATER-MG, parceira do projeto, prestar Assistência Técnica aos agricultores e suas formar organizativas, orientando sobre a programação da produção e qualidade dos produtos, a fim de atender a demanda existente que foi fornecida pelas entidades através de reunião prévia. No total serão 16 entidades do município a serem atendidas, incluindo escolas, hospital, lar dos idosos e outras afins. Espera-se no final do processo criar alternativas de rendas aos agricultores, visando melhorar a qualidade de vida das famílias envolvidas além de auxiliar as entidades no oferecimento de parte de uma alimentação gratuita, mais balanceada e saudável.




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