Aula 03: os Sais e o ENEM


Sais fazem parte do cotidiano de todos nós. Dentre os exemplos temos o sal comum (usado na culinária) e o bicarbonato de sódio. Substâncias de uso diário são importantes para o ENEM, posto que o conhecimento sobre elas permite-nos contextualização de conceitos da Química. Sal é a denominação genérica para toda substância química formada pela união de Metal com Ametal. Para o nosso estudo iremos considerar que o Sal venha do encontro de um Ácido com uma Base. Para formação do Sal o Ácido contribui com o ametal, enquanto a Base, com o metal. Relembrando, metais ocupam a parte esquerda da Tabela Periódica, já os ametais, a uma parcela da parte direita da  mesma. O encontro entre um Ácido e uma Base é dito reação de neutralização, afinal, o “H” do Ácido será neutralizado pelo “OH” da Base e vice-versa. Para o nosso nível inicial de raciocínio a água será considerada substância neutra devido ao fato de possuir “H” e “OH” numa mesma quantidade. Veja na representação abaixo, que incluiu na parte superior conceitos de Ácido, Base, Sal e Óxido.   

               
No exemplo acima é fácil perceber que o número de “H” do Ácido é igual ao número de “OH” da Base. Quando quantidades iguais de H e OH se unem, temos formação de água e, por conseguinte, neutralização TOTAL. No entanto, há casos em que a neutralização ocorre de forma PARCIAL, seja do Ácido, seja da Base. Vamos a esses dois casos. PRIMEIRO CASO:



Temos acima uma NEUTRALIZAÇÃO PARCIAL DO ÁCIDO PELA BASE, ou seja, o número de “H” no Ácido é maior que o número de “OH” da Base. Com isso o Sal formado contém “H” em sua fórmula, sendo chamado Sal Ácido.
SEGUNDO CASO: pode ocorrer o inverso, ou seja, o número de “H” do Ácido ser menor que o número de “OH” da Base, formando um Sal contendo “OH” em sua fórmula. Nesse caso temos uma NEUTRALIZAÇÃO PARTICIAL DA BASE PELO ÁCIDO, como abaixo.



Antes de passarmos à contextualização desse assunto, sugiro releitura diversas vezes sobre esse conteúdo, consultas à Tabela Periódica e muita atenção aos detalhes. Na próxima aula falaremos sobre a força dos Ácidos e das Bases e, ai sim, contextualização valendo-nos de assuntos do cotidiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário