Cemig promove Workshop sobre novas aplicações de robôs em transmissão


A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e o Comitê Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré-Brasil) realizam, entre 14 e 16 de abril, o 1º Workshop Internacional sobre Inspeção e Novas Aplicações de Robôs em Linhas Aéreas de Transmissão. As atividades serão realizadas na UniverCemig, em Sete Lagoas e na Sede da Cemig, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. O evento vai contar com a presença de especialistas, pesquisadores e professores nacionais e internacionais, com experiência na área de desenvolvimento de sistemas robóticos para aplicação em linhas aéreas.

O Workshop tem como propósito promover o intercâmbio tecnológico entre técnicos, profissionais, fabricantes e pesquisadores envolvidos nas áreas de robótica. Nos últimos anos, o setor elétrico tem buscado alternativas para que a robótica possa ter um papel fundamental em atividades que são perigosas aos eletricistas, especialmente, aquelas relacionadas às linhas de alta tensão.

“Os robôs já são utilizados em diversas áreas, por exemplo, no setor automobilístico, especialmente em funções que coloquem em risco a vida dos trabalhadores. Ainda estamos com algumas aplicações em teste, mas esperamos em breve ter essas soluções, principalmente, relacionadas aos trabalhos em alta tensão”, afirma o engenheiro de Tecnologia e Normalização da Cemig, Carlos Alexandre Meireles Nascimento.

Segundo o engenheiro, “a Cemig tem grande interesse em adquirir o conhecimento sobre essa área para utilizá-lo tanto em seus ativos de transmissão, quanto em ações para comercialização das tecnologias em fase de desenvolvimento na Empresa, que se mostram bem promissoras para os próximos anos”, explica.

Novas tecnologias

A eficiência no fornecimento de energia elétrica depende de diversos fatores e um deles é a inspeção das linhas de transmissão. Atualmente, essa atividade é feita por meio de helicópteros, mas a Cemig e a Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec) estão desenvolvendo protótipos de aeronaves não tripuladas, capazes de voar de forma autônoma, mediante uma rota pré-programada e instalada em um sistema de controle de voo embarcado.

O Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) da Empresa tem entre seus objetivos, apoiar as áreas de manutenção em inspeções rotineiras e emergenciais, além de melhorar os índices de disponibilidade do sistema elétrico.

“A aeronave tem a rota predefinida e voa autonomamente por até 2 horas. Num futuro próximo, a ideia é que o Vant auxilie nos serviços de inspeção do sistema elétrico da Empresa, assim como no monitoramento da parte ambiental e outras aplicações”, explica o engenheiro.

Atualmente, a Cemig possui cerca de 460 mil quilômetros de linhas de transmissão que devem ser inspecionadas periodicamente. Essas inspeções reduzem imprevistos relacionados à interrupção de energia.

Outra tecnologia que vai ser debatida no evento são os robôs autônomos que transitam na rede e que podem fazer manutenção em linhas de transmissão e troca de equipamentos. A Cemig esta em parceria com a UFMG e a Fieb-Cimatec-BA desenvolvendo essa tecnologia com varias inovações em curso.

As inscrições serão feitas por meio da Secretaria do Cigré-Brasil no e-mail eventos@cigre.org.br.

1º Workshop Internacional sobre Novas Aplicações de Robôs em Linhas de Transmissão

Data: 14, 15 e 16 de abril
Local: UniverCemig e Sede da Cemig em Belo Horizonte
Endereço: R. Rui Barbosa, 519, bairro Santa Helena - Sete Lagoas e Av.Barbacena, 1200, Santo Agostinho - Belo Horizonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário