sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Enem é realizado em todo o Brasil neste fim de semana

Neste final de semana, nos dias 26 e 27 de outubro (sábado e domingo), será realizada a 16ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. O exame é a principal porta de entrada para as universidades por meio de programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Também é útil aos jovens que tem mais de 18 anos e desejam concluir o Ensino Médio e, avaliam o nível de ensino dos colégios de todo o país e a qualidade do Ensino Médio. É realizado pelo Ministério da Educação e Governo Federal.
Neste ano o MEC promete correção mais rigorosa da prova, principalmente da Redação (realizada no 2º dia de prova), depois dos casos de alguns candidatos praticarem deboche na construção do texto, como a receita de miojo e o hino do Palmeiras. No edital já é dito a novidade que, aquele que fugir do tema apresentado no início da prova, receberá nota zero, diferente do ano passado.
Em 2013, se inscreveram 7.173.574 alunos no Enem, novo recorde na história da prova, sendo 23% maior do que o número de 2012 (5.791.290).
A comissão organizadora já antecipa a desclassificação de alunos que forem identificados nas redes sociais, postando fotos do exame ou do local de prova. 
Não são permitidos aparelhos eletrônicos (como celulares, smartphones, tablets, mp3's), lápis, lapiseira, borracha, relógio ou qualquer fonte que forneça informação durante a prova. Todos os objetos não permitidos deverão ser guardados em um porta-objetos lacrados fornecidos pelo aplicador minutos antes do início do exame.
É permitido para a realização do exame apenas caneta preta feita em material transparente e uma garrafa de água.
No dia da prova deve ser apresentado o cartão de confirmação de inscrição com o local de prova e o documento original de registro geral (RG). 
Competências e Disciplinas
26/10 (Sábado) - Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias.
 4h30min           (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)              (Química, Física e Biologia)
27/10 (Domingo)  - Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Redação.
 5h30min         (Português, Literatura, Artes, Inglês/Espanhol)                  (Matemática)                  (Redação)
Cronograma
Abertura dos Portões: 12h
Início da prova: 13h
Hora mínima de saída: 15h
Hora máxima de saída: 17:30h (1º dia) / 18:30h (2º dia).
O cronograma segue o Horário de Brasília. Portanto, os candidatos de outras regiões devem ficar atentos à fusos diferentes e ao Horário de Verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário